segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Conheça roupas e calçados mais adequados para fazer exercícios


A escolha da roupa certa para malhar é algo que merece total atenção. Especialista em fisiologia do exercício, o professor Ricardo Wesley, da Cia Athlética, diz que é um erro muito comum acreditar que, quanto mais quente for a roupa escolhida para o exercício, mais a pessoa irá suar e emagrecer.

A transpiração, no entanto, não indica que o aluno está emagrecendo e, sim, que está eliminando água e sais minerais. O peso perdido será reposto no primeiro copo d'água. Por esse motivo, é importante usar roupas leves e frescas, visando a não interferir no processo de transpiração. Se você bloqueia a saída do suor com roupas pesadas, poderá ficar desidratado, com pressão baixa e, em casos mais graves, até desmaiar.

Problemas de saúde também podem surgir com o uso de roupa inadequada. "Se a roupa estiver muito apertada, a pessoa pode ter problemas de circulação sanguínea, ou até mesmo de pele", esclarece Ricardo. Depois do exercício, deve-se remover a roupa molhada de suor o quanto antes. Manter-se com a roupa úmida pode prejudicar seu sistema imunológico, além de provocar problemas dermatológicos, como micoses. Para quem transpira muito, a dica é usar camisetas de tecido dry fit, que fazem o suor evaporar mais rápido, dissipando o calor e melhorando o desempenho. Clássicos, o algodão e a lycra também são uma boa pedida.

No caso de tops femininos, o ideal são os do tipo nadador ou cruzado nas costas para quem corre ou faz alguma outra atividade de impacto (pular corda, body jump, vôlei, handebol etc.) 

Outro erro clássico, segundo Ricardo, é acreditar que qualquer tênis serve para fazer todas as modalidades. "Muitos alunos usam um calçado bonito, mas que não serve para atividade física. Principalmente aqueles que têm uma sola muito alta, ou mesmo que não têm amortecimento nenhum", explica.

As consequências da escolha errada do tênis variam de pessoa para pessoa. É preciso considerar o tipo de pisada, sendo elas classificadas em: pronada (para dentro), supinada (para fora) ou neutra. O ideal é procurar um ortopedista para que seja avaliado se o pé da pessoa demanda algum cuidado especial. E lembre-se: o barato pode sair caro. A escolha do tênis errado pode provocar entorses no tornozelo, lesões no tendão de Aquiles, problemas nas costas, joelhos e quadril, além de bolhas, hematomas, unhas encravadas e até mesmo fraturas por estresse nos ossos dos pés, nos casos mais graves. Para manter os pés secos e livres de chulé, use sempre meias de algodão.

Na hora da musculação, use luvas para não ficar com calos. Existem modelos em neoprene que, apesar de mais resistentes, tiram um pouco a sensibilidade das mãos na hora de pegar nos aparelhos. Outra opção são as luvas em tecido de secagem rápida (semelhante às usadas no ciclismo) que são mais finas, mas, por outro lado, dão maior aderência.

Se for praticar atividades ao ar livre, lembre-se de sempre usar um boné para se proteger do sol. Evite aqueles feitos de algodão, que ficam úmidos com o suor e dê preferência aos tecidos que permitem a evaporação rápida.

FONTE: MINHA VIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário