sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Os riscos da fibromialgia


Fibromialgia é uma doença associada à sensibilidade do indivíduo frente a um estímulo doloroso nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles por mais de três meses. Embora não acarrete deformidade física ou outros tipos de sequela à pessoa acometida por fibromialgia, gera prejuízos à sua qualidade de vida, no desempenho profissional e na vida social.

As causas do transtorno ainda são desconhecidas, mas existem vários fatores que podem favorecer suas manifestações, como doenças, mudanças hormonais e traumas emocionais ou físicos. É mais comum em mulheres (80% dos casos) e recorrente em pessoas da mesma família.

Os principais sintomas são:

- fadiga: pessoas acometidas por fibromialgia frequentemente acordam com a sensação de cansaço, mesmo após muitas horas de sono. Problemas de apneia, insônia ou despertar em razão da dor são bastante comuns;

- dificuldades cognitivas: dificuldades em se concentrar, memorizar, prestar atenção e focar em atividades que demandem esforço mental;

- dores: além de dores nas articulações, músculos e tendões, são comuns dores de cabeça recorrentes ou enxaqueca e dor abdominal sem causa conhecida;

- dormência e formigamento nas mãos e nos pés;

- palpitações;

- redução na capacidade de se exercitar.

O diagnóstico da fibromialgia é feito clinicamente, isto é, por meio da história dos sintomas e do exame físico. Não existem testes laboratoriais que possam realizar o diagnóstico, mas o médico pode solicitar exames de sangue para que outras doenças, com sintomas e características parecidos, sejam descartadas entre os possíveis diagnósticos.


O tratamento de fibromialgia é mais eficaz quando são unidos medicamentos e cuidados não medicamentosos, como praticar exercícios e evitar o estresse. O objetivo é evitar a incapacidade física, minimizar os sintomas e melhorar a saúde de modo geral.

2 comentários:

  1. Olá eu. Sinto essas coisas, dor de cabeça, dormência, queda de cabelo, unhas doente, perda de memória, muitas dores, enxaqueca etc. não sei se tem alguma associação com a fibromialgia, obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá eu. Sinto essas coisas, dor de cabeça, dormência, queda de cabelo, unhas doente, perda de memória, muitas dores, enxaqueca etc. não sei se tem alguma associação com a fibromialgia, obrigada.

    ResponderExcluir