segunda-feira, 16 de novembro de 2015

A relação de excesso de trabalho com AVC

O trabalho em excesso está ligado a um maior risco de problemas coronarianos e de acidentes vasculares cerebrais (AVCs), revela um estudo publicado na revista médica britânica The Lancet.

Um estudo que avaliou 600 mil pessoas naturais da Europa, Estados Unidos e Austrália aponta que trabalhar mais de 55 horas por semana aumenta em 33% o risco de sofrer um AVC e em 13% a possibilidade de desenvolver um problema coronariano, em relação a quem trabalha entre 35 e 40 horas por semana.

A pesquisa concluiu que o risco de AVC aumenta paralelamente com a duração do trabalho: 10% entre as pessoas que trabalham entre 41 e 48 horas, 27% entre as que trabalham entre 49 e 54 horas, e 33% além das 55 horas.
"Os profissionais de saúde deveriam ter consciência de que longos períodos de trabalho estão associados a um risco significativo de sofrer AVC e de desenvolver problemas coronários", disse Mika Kivimäki, professor de epidemiologia da University College de Londres e coordenador do estudo.

O papel do estresse em várias doenças vasculares já foi objeto de numerosos estudos. A influência da carga horária de trabalho até o momento não tinha sido analisada a fundo.
Ao comentar a pesquisa, o doutor Urban Janlert, da universidade sueca de Umea, destacou que entre os membros da OCDE (Organização para Cooperação Econômica e de Desenvolvimento), a Turquia responde pelo maior percentual de trabalhadores atuando por mais de 50 horas semanais (43%), e a Holanda está na outra ponta (1%).

Atrás da Turquia, estão México (28,8%) e Coreia do Sul (27,1%). A França ocupa a nona posição (8,7%), segundo números da OCDE. No Brasil, a carga de horário de trabalho é de 45 horas semanais, sendo 60 minutos destinados ao almoço e descanso.
-

FONTE: EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário